Publicado originalmente na REDE SOCIAL PROPOST

Poucos dias atrás estreou nos cinemas Batman – The Dark Knight Rises (O Cavaleiro das trevas ressurge), o ultimo filme da trilogia de Christopher Nolan para o morcego. Há criticas sendo postadas aos montes na internet, gibis sendo vendido como nunca nas livrarias e uma dificuldade imensa de conseguir alugar os outros filmes do morcego nas locadoras. Com esse assunto em evidencia na indústria do entretenimento resolvi fazer esse post contanto um pouco da origem do Homem-morcego.
A primeira aparição do Batman aconteceu na revista Detective Comics #27 de maio 1939. Este personagem foi criado em parceria entre o desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger. Nesta HQ não existe nada sobre a origem do Batman, não havendo informações sobre o que levou a combater o crime. Trata-se apenas de uma historia de investigação envolvendo o comissário Gordon e o Batman. Bruce Wayne somente é apresentado ao Publico como Batman no último quadrinho da história.
Você pode fazer download desta HQ já traduzida no link: http://sdrv.ms/O1nJfI
Obs: renomear o arquivo para .rar
Somente na revista Detective Comics #33 seria revelado a origem de Batman. São apenas duas páginas explicativas e bem resumidas sobre esses acontecimentos. Segundo esta HQ, Bruce Wayne e seus pais estão saindo de um cinema quando são abordados por um criminoso. O criminoso pede para a mãe de Bruce passar o colar. O pai de Bruce acaba se exaltando e tenta reagir ao assalto, atitude que culmina na sua morte e de sua esposa. Bruce reza e jura vingança. Em seguida é mostrado uma sequencia de apenas 6 quadrinhos onde Bruce torna-se um cientista, prepara-se fisicamente e inspira-se em um morcego para confecção de seu uniforme. A história termina com a seguinte frase de Bruce:
“Criminosos são supersticiosos e covardes. Então meu disfarce deve ser capaz de levar terror aos seus corações. Eu devo me tornar uma criatura de noite, negra, terrível (...) Eu devo me tornar um morcego”
Baixe essas páginas através do seguinte link (não traduzidas): http://sdrv.ms/S1yafT
Em 1986 a DC decidiu que estava na hora de renovar os seus super-herois, muitos dos quais com mais de 50 anos de vida. Foi decido que nada seria alterado na origem de Batman, que ela estava perfeita na forma como foi concebida, porem que precisava ser refinada. Seria adicionada uma maior complexidade, diferente daquelas sintéticas duas folhas apresentadas em Detective Comics #33. Para isso foi convidado o já consagrado escritor e desenhista Frank Miller, que foi responsável juntamente com o desenhista David Mazzucchelli a criar a mini-série intituladaBatman – Ano um, originalmente publicada em 4 edições.
No inicio da trama temos dois personagens famosos do universo de Batman chegando a Gothan City. O ainda tenente Gordon e Bruce Wayne. Gordon chega de trem e através de seus pensamentos o leitor tem idéia de como Gothan City é uma cidade sombria e perigosa. Gordon chega a se sentir culpado por desejar que o exame de gravidez de sua esposa seja negativo, pois constata que Gothan não é um local adequado para se constituir família. Ao mesmo tempo Bruce Wayne chega de avião. Poucas coisas são ditas sobre onde ele estava, mas fica subentendido que sua viagem fazia parte de seu plano de entender a mente criminosa e fortalecer o seu corpo para a batalha contra o crime de Gothan. Tal decisão foi tomada por Bruce em motivação do assassinato dos seus pais como foi mostrado em Detective Comics #33. Nos pensamentos de Bruce mais uma vez Gothan é colocada como um local terrível para se viver:
“Num avião lá em cima, a gente só vê as ruas e prédios. A cidade parece até civilizada”.
A HQ faz uma espécie de retrospectiva do primeiro ano de atuação de Bruce Wayne como o vigilante mascarado (obviamente por isso se chama “ano um’’). São mostradas duas realidades: A do tenente Gordon tendo que lidar com uma cidade dominada pelo crime, sem ter apoio da própria policia corrupta e, um confuso Bruce Wayne ainda tentando descobrir a melhor forma de atuar no combate ao crime.
Adquiri essa HQ na livraria saraiva em versão encadernada da editora Panini. Se tiver interesse em comprar você pode acessar o link: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3655317/batman-ano-um/
Caso você esteja com preguiça de ler, não se preocupe, a Warner lançou em 2011 uma animação de Batman – ano um de excelente qualidade e 100% fiel a visão de Frank Miller. Procurei se tinha no youtube o link do filme completo, mas há somente o trailer. Procure nas locadoras.
Acesse o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=mz0I-qGOumM
Nenhum comentário:
Postar um comentário