Publicado originalmente na REDE SOCIAL PROPOST
Já li muita coisa desse rapaz chamado Peter Parker, então acho que eu precisava fazer esse post mesmo que já tenha um tempinho que o filme tenha saído em cartaz... Então vamos lá.
Sou um cara que quando gosta muito de um filme, revê esse filme algumas vezes na mesma semana, às vezes até no mesmo dia. Pro bem, pro mau, perda de tempo ou não, essa é uma característica minha. Pra citar alguns filmes que cheguei a ver mais de uma vez no mesmo dia: os 12 macacos, de volta para o futuro, o balconista, dentre outros.
Eu precisava fazer esse teste com o filme “O espetacular Homem-aranha” de Marc Webb, por isso acabei vendo o filme novamente depois de alguns dias. Resultado disso foi que fiquei meio entediado. Já estava torcendo pelo fim do filme logo quando ele tava na metade. Sinal que pelo menos para mim há algo errado no filme. O mesmo não aconteceu quando vi a versão de Sam Raimi de 2002, que inclusive me lembro de ter assistido pelo menos umas três vezes no mesmo mês.
Tinha pensado em fazer um post comparando ambas as versões para tentar eleger o melhor em determinada categoria, mas decidi que vou me focar apenas em fazer alguns comentários gerais pois ambos tem seus pontos positivos e negativos e não estou disposto a desmerecer nenhum dos filmes. Já tem muita gente fazendo isso por aí.1. Personalidade de Peter Parker

Eu gostava muito da versão de Peter Parker feita por Tobey Maguire, no entanto se formos comparar com os quadrinhos, temos um Peter muito diferente. O Peter dos quadrinhos é um nerd que sofre Bully, mas quando se torna HA fica mais esperto, sempre tentando responder as encarnações a altura, embora nunca apele para força física. O Peter de Maguire é bobo sempre, tanto antes quanto depois de adquirir os poderes. Tenho duvidas se é a culpa é do diretor ou se do próprio ator que tem como característica própria ser sem graça. Assisti por exemplo o filme “Entre irmão” onde Tobey Maguire vive praticamente o mesmo personagem, com a diferença de que agora é militar(mas justiça seja feita na cena final desse filme ele dá uma forra na atuação).
Quanto ao novo Peter, por Andrew Garfield, posso dizer que também é bem diferente do Peter original. Este Peter é mais descolado, sem aparência de nerd e anda de skate. É também bem mais corajoso mesmo sem os poderes de aranha, chegando a defender alunos mais fracos que ele na escola. Como Homem-Aranha ele me pareceu excelente. As cenas de luta contra seus oponentes lembrou muito as tiradas do aranha do quadrinho, que adora tirar sarro de seus oponentes. Destaque para a cena que o Aranha simula ter medo da faca de um ladrão de carros.2. Gwen Stacy VS. Mary Jane

O que falar dos romances de Peter? Bem, nos quadrinhos a ordem é a seguinte: Betty Brant, Gwen Stacy, Mary Jane. Betty aparece nos filmes de Sam Raimi, mas como figurante ( pra quem não lembra, ela é a secretária de J.J).Quanto a Mary Jane, nos primeiros anos dos quadrinhos, ela não passa de uma personagem fútil e superficial. Suas únicas preocupações são festas e carros. Somente com a morte de Gwen, Mary Jane começa a mudar como personagem, adotando uma personalidade mais madura e interessante.
Gwen Stacy, sempre foi uma personagem mais interessante e querida pelo público que sempre torcia para que os dois ficassem juntos. Sua morte em 1973 nas mãos do Duende Verde causou revolta na grande maioria dos leitores, mas foi um marco nas historias dos quadrinhos, pois nunca antes um personagem querido havia sido dado como morto.Ok, E no filme? A Mary Jane do filme é bem semelhante com a Mary Jane dos quadrinhos na era pré-morte de Gwen Stacy. Nisso Sam Raimi acertou, de fato. O problema é que ao longo dos 3 filmes a personagem pouco evoluiu. Em Homem-aranha 1 era uma personagem confusa, que sempre engatava relacionamentos fracassados. Em Homem-aranha 2 continuou boboca, chegando a noivar com um cara que nem gostava(filho do J.J). No Homem-aranha 3 foi mais idiota possível, naquelas ceninhas de inveja devido a popularidade de Peter como Homem-Aranha. Sam Raimi realmente vacilou na evolução da maturidade da personagem.Já a Gwen Stacy recriada por Marc Webb é uma personagem bem mais envolvente, assim como a dos quadrinhos. O diretor consegue recriar no publico aquela torcida para o relacionamento dos dois dar certo. Me pergunto se a intenção do diretor é justamente essa.. causar uma simpatia com o público para depois matá-la nos próximos filmes. 3- Efeitos especiais

Aqui temos um conflito de tecnologias. Quando o primeiro filme saiu, em 2002, os recursos gráficos eram bem mais limitados, então não podemos desmerecer o filme antigo por causa disso. No novo filme, os movimentos são muito mais reais quando Peter está saltando entre teias e prédios, tirando aquela impressão de que as teias são lançadas para o nada, do filme de Raimi.
4- Os Vilões

Sam Raimi destruiu em nível de profundidade dos vilões. Todos são muito bem construídos, até melhores construídos que o próprio Peter Parker. Doc Octopus é o grande destaque da franquia.Outro que merece destaque é o Homem-areia. Nunca imaginei que ele pudesse ser tão humanizado, fugindo daquele vilão bobo que tínhamos nos quadrinhos. Venon e o novo Duende (Harry Osborn) foram grandes falhas, mas não tanto por culpa de Sam Raimi, mas dos próprios produtores que exigiram a entrada de Venon no filme, algo que Sam Raimi não queria.
Quanto ao Lagarto no filme de Marc Webb, senti que faltou alguma coisa.5- Origem dos poderes de aranha

Sam Raimi recriou uma origem não exatamente igual a dos quadrinhos, mas muito coerente e interessante. Tanto a origem, quanto a cena da luta livre e a morte de tio Ben são perfeitas e, pra mim são as versões definitivas desses fatos. Marc Webb criou uma origem muito confusa. Temos agora inserção dos pais de Peter na trama e uma origem bem estranha: Peter entra em uma sala da Oscorp cheia de aranhas, sendo depois picado. Tinha tanta aranha ali que é difícil imaginar que nenhum outro acidente tivesse surgido anteriormente. A quantidade de aranha ali daria pra fazer surgir pelo menos mais uns 500 Homens-aranhas por Nova Iorque. É provável que no filme seguinte o diretor tente contornar este erro inventando alguma história absurda que as pesquisas com aranhas eram compatíveis apenas com o DNA de Peter(algo como foi feito no primeiro filme do Hulk). Eu não duvido disso.
6. Tio Ben e Tia May

Já Tia May, é uma personagem frágil e ingenua nos quadrinhos, que chega até a dar raiva em muitos momentos. Sam Raimi a colocou com um papel bem mais marcante, uma espécie de conselheira do Aranha, semelhante ao Alfred em Batman. Marc Webb por sua vez, praticamente a retratou como uma figurante. Pouco vemos tia May em cena e quando aparece os diálogos são bem curtos.
7. Flash Thompson

E pra finalizar vou falar sobre o eterno Bully de Peter Parker. O Flash das HQs tinha uma relação de "bully-brother" com Peter Parker. Ora eles se alfinetavam e ora conseguiam ficar perto um do outro de forma civilizada. Sam Raimi ignorou totalmente esse personagem, o colocando como apenas um figurante filha-da-puta que apareceria nos 10 primeiros minutos de filme. Marc Webb deu mais importância ao personagem , inclusive resgatando aquela ideia das HQs, de Flash ser o maior fã do Homem-Aranha.
Agora uma coisa é certa , aquela cena da luta entre Flash e Peter nos corredores da escola, no primeiro fime de Sam Raimi, é inesquecível.
Bem, esses foram os pontos que eu me lembrei de comentar. Se quiser fazer mais alguma comparação, fique a vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário